quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mercado de Trabalho na Mineração

A mineração é a ciência que estuda a extração de minérios da natureza. Esse profissional é responsável pela prospecção, extração, separação de matéria prima e aproveitamento dos minérios. Para isso é necessário o conhecimento de diversos ramos da ciência, particularmente da Geologia, Química e Física.

Existem cursos de nível superior que dão a formação para engenharia de minas e também os que formam engenheiros específicos para o manejo de reservas de petróleo e gás. As engenharias de Minas e de Petróleo e Gás formam profissionais com amplos conhecimentos de projetos para embarcações e maquinários envolvidos na exploração de recursos minerais, além de domínio sobre o controle e manejo de reservas.

Já os cursos de graduação tecnológica podem ter uma vocação mais específica como Extração de Petróleo e Gás, ou então Mineração de Pedras Ornamentais. Alguns cursos dão também uma ênfase na parte administrativa de negócio de mineração como Gestão de Petróleo e Gás, Gestão de Empreendimentos de Mineração, ou ainda, Gestão para a Indústria Petroquímica.

O profissional é capacitado para localizar reservas minerais, atividade em comum com os geólogos, no entanto, é o engenheiro de minas o responsável pela avaliação da atividade extrativista. Somente ele pode fazer o planejamento e a supervisão da exploração dos recursos minerais.

Também fica sob a
responsabilidade desse profissional a recuperação ambiental da área degradada pela atividade extrativista, assim como a avaliação técnica e econômica dos projetos mineiros. Ele trabalha com a análise do impacto ambiental, dos riscos para os trabalhadores, das possibilidades de rentabilidade do empreendimento e do impacto social da atividade.

O engenheiro de minas também cuida do beneficiamento do minério bruto, do levantamento dos recursos humanos
necessários para os empreendimentos de mineração e da escolha dos equipamentos adequados a cada circunstância específica.
O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro do mundo, um dos maiores exportadores de aço do mundo, já alcançou a auto-suficiência em extração de petróleo e tem grandes reservas de carvão e de minerais raros. Enfim, o mercado extrativista brasileiro é super aquecido.

Com esse cenário favorável o mercado de trabalho para os engenheiros de mina e profissionais formados na área é sempre promissor. No entanto é preciso muita dedicação e, de preferência, uma especialização.

Atualmente, o mercado para os especialistas em extração de petróleo é o mais próspero. O recente incremento nos investimentos da Petrobrás e a busca pelo aumento dos volumes de petróleo produzido, alargaram o mercado de trabalho para todo tipo de profissional envolvido com a atividade petroquímica, inclusive para os engenheiros de minas.

Os especialistas em beneficiamento de minerais também encontram boas oportunidades de trabalho, assim como quem trabalha com planejamento ambiental do extrativismo. A atividade de preservação ambiental foi reforçada nos últimos anos. Órgãos públicos e empresas privadas contratam esses profissionais para a avaliação de empreendimentos e prevenção de impacto, bem como para a recuperação de áreas devastadas pela atividade.
Oferta de Emprego
Para os profissionais especializados em prospecção e extração de minérios, São Paulo e Minas Gerais têm sido os maiores empregadores, já que reúnem as maiores reservas nacionais. Estados do Sul contratam especialistas em manejo de minas de carvão mineral e beneficiamento de matéria prima para indústria termoelétrica.

Alguns órgãos públicos como Ministério das Minas e Energia, Ibama e Departamento Nacional de Produção Mineral, também requisitam os préstimos desse profissional, realizando concursos públicos para contratação.

Empresas produtoras de material de construção e construtoras também precisam do especialista em mineração para trabalhos de extração em pedreiras. Outras empresas privadas também podem contratar a assessoria profissional para avaliação de projetos e de impacto ambiental em áreas de reserva mineral.

O Engenheiro de Minas é o profissional com maior graduação na atividade, ele pode trabalhar no beneficiamento e processamento de minérios; na lavra, que é a supervisão e planejamento de ações extrativistas; na prospecção de reservas; e na pesquisa da mecânica das rochas, estudando o comportamento das rochas para assegurar trabalhos como construção de túneis, metrôs e galerias subterrâneas.

Para quem tem de formação acadêmica superior e diploma de pós-graduação, a docência no ensino universitário e técnico é uma alternativa profissional.


FONTE: http://www.cursocerto.com.br/index.php?area=guiaprofissoes&sub=detalhe&idProfissao=38

Um comentário:

  1. Aqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do email, lfdsloans@outlook.com. / Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar abrir caminho como mãe solteira, as coisas não têm sido É fácil comigo, mas com a ajuda do senhor Benjamin, colocar um sorriso no meu rosto enquanto vejo meus negócios se fortalecerem e se expandirem também. para obter ajuda financeira ou passar por dificuldades com os negócios ou desejar iniciar um projeto de negócios, pode cuidar disso e ter a esperança de sair das dificuldades. Obrigado.

    ResponderExcluir